|
CORREIOS HOMENAGEIAM ARQUITECTURA
CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA |
|||
|
Os CTT emitiram , em Lisboa, no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, uma nova série filatélica dedicada à arquitectura portuguesa do pós-25 de Abril. Trata-se de um conjunto de 10 novos selos e um bloco filatélico que complementam a série dedicada ao mesmo tema lançada em 2006. A nova colecção é ilustrada com fotografias de dez das mais emblemáticas obras arquitectónicas portuguesas com projectos elaborados depois de 1974. O bloco filatélico, com uma imagem do Pavilhão de Portugal do Parque das Nações, evoca a Trienal de Arquitectura de Lisboa, que ali se realiza entre 31 de Maio e 31 de Julho, acontecimento a que surge ligada esta emissão filatélica.
A concepção gráfica do novo
conjunto de selos é de João Machado, que trabalhou sobre fotografias de
Christian Ritchers, Daniel Malhão, Francisco Almeida Dias, KME/Carl Lang,
Luís Ferreira Alves, Maria Timóteo e Rui Morais de Sousa. Para a elaboração destes selos, os CTT solicitaram o apoio científico da Ordem dos Arquitectos, que delegou em dois arquitectos, um do norte do país e outro do sul, a escolha de dez obras que exemplifiquem o percurso da arquitectura portuguesa posterior a 25 de Abril de 1974. A escolha recaiu sobre conjuntos urbanos ou edifícios singulares que possuem um clara visibilidade pública e que documentam períodos particulares da contemporaneidade portuguesa, procurando ainda uma representação razoavelmente repartida pelas três décadas analisadas. Foram escolhidas obras de Aires Mateus, Álvaro Siza, AXR Portugal, Carrilho da Graça, Eduardo Souto Moura, Fernando Martins, Fernando Távora, Gonçalo Byrne, João Mendes Ribeiro, Vitor Figueiredo.
Aires Mateus está
representado pelo seu projecto para o Centro Cultural de Sines, datado de
2005. Todos os edifícios escolhidos para esta segunda emissão dedicada às grandes obras da arquitectura portuguesa contemporânea situam-se no território nacional continental. Uma futura emissão filatélica subordinada ao mesmo tema será dedicada aos projectos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. |
|||
|
|
Última modificação |
|
|